Março Verde | Mês da Saúde Visual

Campanha Março Verde

Março Verde é uma Campanha de Conscientização em Saúde Visual realizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria […]

em atenção aos mais de 96 milhões de brasileiros que sofrem com problemas de visão, entre eles, cerca de 6 milhões de crianças em idade escolar, desassistidas pela falta de implementação de um programa eficaz de atenção primária em saúde visual e ocular, a exemplo do que é praticado em todo o mundo, através da atuação do Optometrista.

A baixa qualidade visual gera um impacto negativo no desenvolvimento educacional e econômico do indivíduo e da nação, provocando, dentre outros males os problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, limitando as oportunidades e reduzindo a qualidade de vida. A Campanha Março Verde tem como objetivo principal promover uma mudança de paradigma quanto ao cuidado com a visão, com foco na atuação preventiva, através do Optometrista.

É o distúrbio visual (ametropia ou defeito refrativo) gerado pela focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.

É o nome dado ao erro de refração (ametropia) caracterizado pela focalização dos raios luminosos após a retina. O hipermétrope tem maior dificuldade em visualizar objetos em distância próxima e costuma apresentar sintomas como a dor de cabeça, olhos vermelhos e cansaço visual.

É um erro refrativo (ametropia) causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, que tem como conseqüência a formação de mais de uma imagem dentro do olho. Para os astigmatas, os objetos próximos ou distantes, ficam distorcidos. As imagens ficam embaralhadas.

Popularmente conhecida como “vista cansada” que é caracterizada pela dificuldade explicita de enxergar objetos próximos e é gerada pela perca progressiva de tônus da musculatura ciliar e flexibilidade do cristalino. Seu aparecimento acontece geralmente em torno dos 40 anos de idade.

 

fonte:https://cboo.org.br/campanha/