Você sabe o que é e como funciona o cartão RFID?
Muitas empresas utilizam o cartão RFID para acesso e eventos. No entanto, grande parte das pessoas não sabem o que é e nem como funciona essa tecnologia.
Em poucas palavras, o principal objetivo do cartão RFID é a otimização do controle das informações, que na maior parte das vezes dizem respeito ao controle de acesso.
Continue lendo este artigo para entender o que é, como funciona e quais são os benefícios do cartão RFID.
O que é um cartão RFID?
Provavelmente você já usou um cartão com a tecnologia RFID sem nem saber o que é ou como funciona. Ela está sendo cada vez mais utilizada, não apenas em empresas, mas também em eventos.
Assim, a sua função é substituir o código de barras e servir para identificar a pessoa ou alguma pessoa através do cartão. No caso do controle de acesso, ajuda a registrar quem está entrando e se a pessoa tem permissão para acessar o local ou não.
Quando o cartão é passado no local indicado, é feita uma leitura das informações contidas nele a partir dessa tecnologia, para saber se o acesso é liberado ou não, por exemplo.
Mas, o que é RFID e como ela funciona?
O RFID é uma tecnologia que conta com um sistema que possui uma antena. Um transceptor irá receber o sinal, fazer a leitura e enviar a informação para o aparelho de leitura.
Além disso, o RFID possui também uma etiqueta RF, de radiofrequência, que pode ser instalada em diversos produtos, como em cartões. Então, a antena irá transmitir a informação para o leitor, que irá fazer a conversão das ondas de rádio para o formato digital.
Assim, um computador analisa esses dados, fazendo uma leitura e compreensão dessas informações. Desse modo, é possível executar uma ação de acordo com essa análise, como por exemplo, liberar a entrada de um funcionário.
Tudo isso acontece em segundos. Por isso, a tecnologia é muito utilizada nos cartões de proximidade, para entrada em diversos estabelecimentos.
Quais são os benefícios do cartão RFID?
Como mostramos, um dos maiores benefícios dessa tecnologia é o maior controle de entrada e saída do estabelecimento, de maneira simples e rápida.
Além de servir para permitir a entrada das pessoas, deixa registrado no sistema todo mundo que entra e sai do local, o que é muito importante para garantir a segurança.
Com isso, você automatiza todo o processo e reduz os riscos operacionais, otimizando também a satisfação das empresas que utilizam essa tecnologia.
Conclusão
Com este conteúdo, você pôde entender o que é e como funciona o cartão RFID, além de ver todos os benefícios que ele pode trazer. Por conta disso, muitas empresas adquirem essa tecnologia para otimizar seus processos.
Curtiu o conteúdo? Leia também sobre as 4 dicas essenciais para produzir crachás de identificação.
E se você quer aumentar a eficiência, segurança e praticidade do seu ambiente profissional, invista com quem é especialista no assunto! A Lian Card tem diversas soluções para identificação e controle de acesso. Clique aqui e confira os produtos.