Entenda o que é gestão humanizada e os seus principais benefícios
Nos últimos anos temos visto uma mudança na forma em que lidamos com os colaboradores dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental entender o que é gestão humanizada.
Portanto, continue lendo o artigo para entender como funciona a gestão humanizada e quais benefícios ela pode trazer.
A importância da gestão humanizada
Toda empresa tem como um dos principais objetivos aumentar a sua produtividade. Para isso, é preciso investir não só na tecnologia e nas pessoas, mas também na gestão de pessoal. Assim, é possível garantir que os colaboradores estejam satisfeitos, entregando o melhor que podem.
O que realmente faz uma empresa girar e funcionar é o seu capital humano, ou seja, os seus funcionários. Por conta disso, é muito comum que haja uma cobrança enorme para que eles entreguem mais resultados e com maior qualidade.
No entanto, a maneira com que essa cobrança tem sido feita nas últimas décadas não é a ideal, pois não tem o cuidado que se deve ter com o bem-estar do profissional. Hoje em dia, vemos a forma de cobrar e estimular o funcionário de um jeito diferente.
É simples entender: se você está em uma empresa onde há sempre muita pressão para ter os resultados e os líderes estão sempre brigando e cobrando, o clima não é bom, certo? É involuntário nos deixar afetar pelo clima ao nosso redor.
Se a pessoa que deve nos liderar nos incentiva só com ameaças, não entendemos o sentido daquilo e vamos nos desgastando aos poucos, até não ter mais motivação para trabalhar. No fim das contas, isso na verdade reduz a produtividade do funcionário.
Para evitar que isso aconteça, passamos a adotar o que chamamos de gestão humanizada, que busca estimular o funcionário através do suporte emocional e com o cuidado necessário, respeitando as individualidades.
Então, o que é a gestão humanizada?
A gestão humanizada busca gerar um ambiente de trabalho saudável e agradável para todos, onde o funcionário se sinta acolhido e não atacado. Por isso, o gestor precisa adaptar a maneira de lidar com os colaboradores, de acordo com as suas necessidades.
É de interesse da gestão da empresa fazer com que o colaborador gere os melhores resultados. Para isso, ele precisa se sentir motivado a crescer e buscar sempre o seu melhor.
Isso é possível quando a gestão é humanizada, pois há uma busca em entender do que os funcionários precisam. Para que isso seja possível, a gestão humanizada revê um pouco o conceito de chefe.
Nesse aspecto, ao invés de chefe, falamos em líder, pois ele está ali para liderar a sua equipe, entendendo como cada funcionário está indo no trabalho e como ajudar para melhorar.
Sendo assim, o líder é uma pessoa mais próxima dos colaboradores, sabendo suas individualidades e podendo ajudar caso haja alguma insatisfação por parte deles. Portanto, ele tem a função de colocar os pilares da gestão humanizada em prática.
Como implementar a gestão humanizada?
Para implementar a gestão humanizada é bem simples. O líder precisa sobretudo observar, isto é, deve entender como os colaboradores trabalham, as demandas que eles possuem e como eles lidam com isso.
Por essa razão, a primeira etapa é entender e se colocar no lugar no funcionário. Dessa forma, uma vez que você observa e entende as necessidades, é o momento de se aproximar.
Assim, é possível criar uma relação de proximidade e confiança com os colaboradores, onde eles sabem que, se precisarem de suporte, têm a liberdade de se expressarem para seus gestores.
Portanto, a empresa precisa estar disposta a ouvir e se adaptar às necessidades da equipe, mudando assim a forma de gestão para algo mais humanizado.
Quais as vantagens e benefícios da gestão humanizada?
São inúmeros os benefícios que uma gestão humanizada pode trazer para a empresa, mas sem dúvidas, o principal é o aumento de produtividade.
Quando os funcionários se sentem ouvidos, acolhidos e valorizados, eles ficam mais estimulados e motivados a entregar um trabalho melhor. Com isso, a empresa acaba ganhando com o maior rendimento.
Os colaboradores se sentem como se fossem a empresa. Assim, eles entendem que são representados pela marca e por todos que estão trabalhando lá, fazendo com que o ambiente de trabalho fique mais agradável.
Quanto melhor esse clima, menor será a rotatividade de colaboradores. Muitas empresas tem o problema de turnover, que é quando há um grande número de saída de funcionários.
Em geral, isso acontece quando o clima organizacional não está muito bom. Provavelmente, os funcionários não se sentem valorizados e escolhem buscar um local que os deixem felizes de trabalhar.
Além disso ser ruim para a imagem da empresa e para o clima interno, é também prejudicial para a produção. Quando um funcionário sai, há a contratação de um novo que precisa aprender tudo do zero.
Sendo assim, é um tempo perdido, treinando novos funcionários, sem necessidade. Sem contar dos custos existentes com a perda e com a contratação de um novo funcionário.
Por outro lado, ninguém quer sair de um emprego que se preocupa, tem um clima agradável e dá oportunidade de aprendizado e crescimento dentro da empresa.
Conclusão
Portanto, é importante entender o que é a gestão humanizada e como colocar esse conceito em prática na sua empresa.
Com o simples gesto de se colocar no lugar dos colaboradores, você consegue estimular o seu trabalho e melhorar o clima na empresa.
E aí, esse artigo te deu algumas ideias de como melhorar a produtividade na sua empresa? Se sim, compartilhe com seus colegas e leia também sobre controle de acesso por proximidade.